Tags

, , , , , , , , , , , ,

Com o fim dos exames, volto à cardiologista para apresentar os resultados. Não sabia que informação estaria contida, codificada, naqueles papéis. Estará minha saga em seu derradeiro episódio ou terá somente começado? Ela estuda a papelada colorida, repleta de fotos e gráficos, e revela seu conteúdo:

ECOCARDIOGRAMA
Tudo bem com o coração, sem falhas ou obstruções. Foi uma boa surpresa, evitar problemas cardíacos é bem melhor que corrigir problemas cardíacos, e eu tive um avô e um tio que morreram cedo por complicações do coração, então não posso facilitar.

ULTRASSONOGRAFIA
De forma geral meus órgãos internos estão em bom estado, meu fígado tem uma camada de gordura que, de acordo com a médica, é típica do uso do álcool (embora eu não beba). Esta gordura pode vir a ser bem prejudicial, para me livrar dela precisarei de dieta e exercícios.

TESTE ERGOMÉTRICO
Este relatou pressão arterial ligeiramente alterada ao longo do teste e durante todas as etapas de caminhada e corrida. Até que eu durei bastante, mas os resultados apontram uma tendência perigosa que no futuro, caso seja igorada, também pode afetar o coração.

M.A.P.A.
Apesar das sabotagens do monstrinho – cerca de 40% das leituras inválidas – o exame constatou que durante a maior parte do dia, mesmo durante o sono, a pressão sanguínea oscilava entre normal e ligeiramente alta, corroborando os resultados obtidos no teste da esteira.

EXAME DE SANGUE
Era nos resultados deste exame que residiam meus maiores medos: glicose e colesterol. Para a minha surpresa não foram estes fantasmas que vieram me assombrar, mas um cuja identidade desconhecia: os triglicerídeos. 185mg/dL contra o máximo ideal de 150.

RESUMO:
Meus problemas são: sobrepeso, pressão alta, gordura ao redor do fígado e triglicerídeos elevados. Todos eles controláveis através de dieta, remédios e exercícios. Daqui para frente a minha qualidade de vida vai ter que aumentar na marra, que é mesmo o jeito mais eficiente para qualquer forma de mudança.

Em breve visitarei uma nutricionista para me ajudar com a pior parte: a dieta. Pretendo me empenhar no tratamento, desperdiçar todo o esforço que fiz até agora seria um crime. Não sei até onde isso tudo vai me levar, só sei que, certamente, será um lugar além da imaginação.