Tags

, , , , , , , , , ,

O Audax Rio de Janeiro Esporte Clube foi fundado em São João de Meriti em 8 de maio de 2005. Na época chamava-se Sendas Esporte Clube, mesmo nome da grande rede de supermercados originária da cidade e que havia sido incorporada ao Grupo Pão de Açúcar dois anos antes.

O time não demorou para obter resultados, vencendo a Série C do Campeonato Carioca (2007) e uma Taça Rio (2010). Esta última lhe valeu ingresso para a disputa da série D do Campeonato Brasileiro em 2011, primeira competição disputada com o novo nome.

No início de 2011, o Grupo Pão de Açúcar resolveu descontinuar a marca Sendas e todas as filiais mudaram o nome para Extra. Com o time de futebol não foi diferente e o nome foi mudado Audax-RJ, enquanto o Pão de Açúcar, time paulista também pertencente ao Grupo, tornou-se Audax-SP.

Seja como Sendas ou Audax, o time em seus sete anos de existência venceu várias competições tanto no profissional quanto nas categorias de base, colocando São João de Meriti no mapa do futebol brasileiro pela primeira vez em sua história.

O mais recente capítulo desta história de sucesso foi escrito em 28 de julho deste ano, quando o Audax derrotou por 4×1 o São João da Barra e confirmou o segundo lugar que garantiu seu acesso à 1ª divisão do Campeonato Carioca. O título ficou com o Quissamã, time da cidade homônima.

A competição foi uma maratona de quarenta jogos divididos em duas fases onde, mesmo tendo enfrentado times de tradição centenária no cenário carioca, o Audax obteve o expressivo resultado final de 21 vitórias, 10 empates e 9 derrotas.

Parabéns ao Audax-RJ por mais esta conquista. Esperamos que continue sua ascensão no cenário futebolístico enquanto mantém suas ações sociais para melhorar a vida dos jovens aspirantes a craque da Baixada Fluminense. Estaremos torcendo.

E que tenhamos muitos motivos para voltar a mencioná-lo neste blog em 2013.

Referências:
Página oficial do Audax-RJ
Audax-RJ na Wikipedia
Sendas na Wikipedia
Campeonato Carioca Série B 2012
O jogo decisivo