Tags

, , ,

Estou próximo de concluir o meu check-up geral, e o penúltimo exame será uma ultrassonografia do abdômen total. Tendo sobrevivido a mais esta provação, resolvi escrever um manual para auxiliar todos os marmanjos que precisem passar pela mesma situação, basta seguir o passo a passo:

  1. A partir de 24h antes do exame tome um luftal a cada 4h, pois os gases intestinais atrapalham a visibilidade dos órgãos. Bons flatos!
  2. Este exame tem a propriedade mágica de transformar todos a sua volta em (maus) humoristas. Como a ultrassonografia é famosa por fazer parte do acompanhamento pré-natal,  cada um de seus amigos se sentirá na obrigação de fazer piadinha e te perguntar para quando é a criança.
  3. Não coma nada a partir de 12h antes do exame. Se possível, marque para de manhã cedo, pois assim você passará a maior parte do jejum dormindo.
  4. Antes de sair de casa comece os preparativos com dois copinhos d’água. Fique tranquilo, este é só o começo.
  5. Chegue cedo no local. Mesmo que tenha hora marcada e por mais que seja pontual, o atendimento sempre será pela ordem de chegada.
  6. Chegue antes, pelo menos, dos outros homens. Isto é importantíssimo.
  7. Toda e qualquer clínica tem pena de te deixar entediado, por isso colocam (minúsculos) televisores na sala de espera.
  8. Toda e qualquer clínica tem pena de te perturbar enquanto espera, por isso a tv sempre estará num volume que não dá para ouvir. Boa leitura labial!
  9. Quando você for chamado ainda não quer dizer que está na sua vez, você vai para outra sala onde todos farão o mesmo exame.
  10. Nesta sala certamente haverá um bebedouro, beba mais 4-6 copos para concluir a preparação.
  11. Mulheres grávidas têm prioridade e serão passadas na sua frente. Claro que 95% das pessoas que farão o exame são mulheres grávidas, então se prepare para uma loooooonga espera. Lembra que eu avisei para chegar antes dos outros homens?
  12. Você está proibido de ir ao banheiro. Se esvaziar a bexiga vai ter que encher tudo de novo, então é melhor se segurar.
  13. Pandas têm precedência até sobre as mulheres grávidas. Não por ser uma espécie em extinção, mas porque todos sabem: nunca diga não ao panda!
  14. Continue se segurando. Em caso de aperto: cruze as pernas.
  15. Mulheres grávidas nunca conseguem fazer a ultra na primeira tentativa, geralmente elas têm de voltar para beber mais água. Como o feto comprime a bexiga elas não conseguem segurar a água muito tempo (outro motivo para serem atendidas logo).
  16. Muito apertado? Evite pensar em água corrente, senão a água pode correr.
  17. A televisão adora mostrar água corrente nessas horas, seja em desenho animado, jornalístico ou programa de culinária.
  18. Mulheres grávidas raramente conseguem fazer a ultra na segunda tentativa. Elas, além do feto comprimindo a bexiga, também ficam enjoadas e sentem nojinho da água.
  19. Para passar o tempo e esquecer sua condição vale tudo: leitura, joguinhos de celular, técnicas de meditação e até ioga. Só tome cuidado para não fazer nenhum movimento brusco!
  20. Pronto, é sua vez. Agora vem o momento mais crítico: andar até o médico. Parece fácil, mas é nesta hora que muitos põe tudo a perder. Se deixar vazar vai ter que começar tudo do zero!
  21. Existem muitas técnicas de locomoção para este momento, mas apenas dois métodos são oficialmente reconhecidos pela OMS: o saci (dando pulinhos) e a minhoca (se arrastando no chão).
  22. O exame por si só é rápido e indolor. O médico passa gel na área a ser examinada e com um scanner coleta imagens, que serão repassadas a seu médico para interpretação.
  23. Após o exame está na hora de remover o gel. Normalmente o médico lhe dá umas folhas de papel absorvente para este fim.
  24. Se ele se oferecer para limpar o gel para você, olhe o número deste item.
  25. Você sobreviveu à ultrassonografia! Tudo bem que perdeu o dia inteiro, mas isso é só um detalhe. Parabéns, e aproveite o banheiro!