Tags

, , , , , , ,

Abaixo algumas obras de Vladimir Kush. Clique para ampliar:

O surgimento da internet foi uma maravilha para a comunicação de forma geral. Informações antes encerradas em livros ou propagadas apenas por jornais e televisão tornaram-se acessíveis a um público bem maior, de forma mais democrática e muito, muito mais rápido do que Gutemberg ousaria sonhar.

O problema é que a internet, ao facilitar o tráfego da informação, faz o mesmo pela desinformação.

Eu explico:

Boa parte do que se lê na online não é verdade. Muitos boatos e brincadeiras de gostos variáveis convivem com verdadeiros golpes que  aproveitam-se da credulidade dos internautas, a quem muitas vezes falta o mínimo de bom senso.

É neste ambiente de veracidade duvidosa que se desenvolveu o costume de, ao se compartilhar textos ou imagens criados por pessoas anônimas ou não tão famosas, atribuí-los a alguém mais conhecido para se dar um ar de maior importância a tais obras.

Se você é fã de encaminhamento de-mails não se iluda: quase todas aquelas estórias de auto-ajuda e dramas hospitalares são mentira, e boa parte daquelas poesias e imagens bonitas não foram feitas pelos autores a quem são atribuídas. Acontece que é muito maior a chance de você ler um texto se achar que foi escrito por William Shakespeare do que se souber que pertence a uma tal de Veronica Shoffstall, de quem você nunca ouviu falar.

Outra vítima deste costume é Vladimir Kush, pintor russo adepto do surrealismo (ou, como ele prefere se referir, realismo metafórico). Chegou a ganhar a vida fazendo cartuns e desenhando as pessoas na rua, mas galgou os degraus da fama ao longo dos anos e em 2011 foi agraciado com o primeiro prêmio na categoria pintura da exibição internacional Artistes du Monde emCannes.

Apesar disso seu nome ainda não é conhecido do grande público, e na hora de compartilhar suas belas pinturas muitos espertinhos, querendo chamar mais atenção, acabam dizendo que são de Salvador Dali, um artista com estilo semelhante (admitidamente uma das influências de Kush) e obviamente muito mais conhecido do público.

Então, graças a blogueiros querendo atrair mais hits e encaminhadores de email com medo que não abram seus preciosos powerpoints, hoje em dia muitas das obras de Kush aparecem nas buscas sobre Dali, além de serem creditadas ao pintor espanhol ao longo da internet.

Eu mesmo fui vítima desta desinformação. Durante muito tempo também fui levado a acreditar que as obras do russo eram de Dali. Ao descobrir a verdade senti a necessidade de pesquisar e publicar este artigo de esclarecimento. простите, Vladimir. Agora eu não erro mais.

Conheça o site do artista: http://vladimirkush.com/