Tags

, , ,

O ano está terminando, me consulto com uma nutricionista para ajudar a resolver os problemas de triglicerídeos altos e gordura ao redor do fígado. Aproveito a oportunidade para coletar o máximo de informações possível:

O QUE SÃO TRIGLICERÍDEOS?
São gorduras produzidas por nosso organismo. Eles são importantes por ser a nossa principal forma de armazenamento de energia. Ficam estocados no tecido adiposo na forma de nossas famosas gordurinhas.

DE ONDE VÊM?
Da alimentação.  São produzidos quando se consome doces em geral, frituras, manteiga, margarina, queijo amarelo, pães, massas, biscoitos, carne gorda, frango com pele, leite integral, açúcar, refrigerantes e álcool.

QUE PROBLEMAS PODEM CAUSAR?
Meu nível estava em 185 mg/dl, um nível elevado. Se ultrapassar os 200 mg/dl aumenta o risco de desenvolver não só doenças cardíacas, como pancreatite e problemas no fígado e baço (lembrando que estou com gordura no fígado).

COMO EU RESOLVO?
Controlando o consumo dos alimentos mencionados acima (ou seja, tudo o que é gostoso), tomando remédios para a pressão (que quando alta, aumenta mais ainda os riscos para o coração) e praticando atividade física.

A nutricionista me passou uma dieta para diminuir os triglicerídeos e melhorar meus hábitos alimentares, mas admito que tenho mais fé nos exercícios. Com atividade física dá para manter a saúde sem sacrificar tanto o estômago. rs

2012 está aí, é o momento perfeito para começar a colocar a saúde em dia.