Tags

, , , , , , , ,


O INÍCIO
Na época que os videogames ainda não conectavam a internet quem queria jogar multiplayer usava o Game Boy, console portátil da Nintendo, que se conectava a outro Game Boy por meio de um cabo de dados. Como dito antes, os melhores jogos para esta função eram os da série Pokemon.

Entre 2004 e 2005 eu estive presente a vários torneios de Pokemon no estado do Rio de Janeiro, tanto promovidos pela LOP-RJ quanto os EMTs do Sábio Florestal e até alguns organizados por mim mesmo na cidade de Belford Roxo-RJ. Por conta do destino isso levou à criação de minha conta no Youtube.

O Historiador que existe em mim sempre achou errado que as batalhas épicas em torno das quais orbitavam as vidas de tantos jovens caíssem no esquecimento. Foi por isso que dei a idéia de gravarmos as finais e torná-las documentos históricos que ficariam para a posteridade.

O FIM
Quando eu hospedei os arquivos online já tinha parado de frequentar os eventos, e acabei perdendo o contato com maior parte do pessoal. Mas os vídeos existem até hoje, já foram assistidos mais de 600.000 vezes e meu canal tem mais de 200 seguidores, mesmo após 5 anos sem ter enviado nada novo.

Hoje em dia, com a popularização de emuladores e cartões flash, multiplicaram-se os battlers do youtube. Tornou-se bem normal os jogadores gravarem todos os seus duelos e disponibilizarem online para seus milhares de seguidores. Eu talvez seja, de certa forma, o precursor dessa geração.

O MEIO
A idéia inicial era gravar as finais, jogadas no Game Cube, em VHS e passar para o computador através de uma placa de captura, e depois entregar para os interessados no formato DVD. Pena que nem sempre o vídeo  era compatível com o Game Cube, e às vezes a gravação ficava preta e branca.

A qualidade do som também era bem baixa, já que alguns VHS eram antigos e ainda em mono. O resultado final acabou sendo um DVD de muito baixa qualidade, daí veio a grande idéia (que não era tão óbvia naquela época como seria hoje em dia): usar o Youtube para divulgar os vídeos.

Na pequena janelinha do Youtube a qualidade ficava bastante aceitável, além de poder divulgar os vídeos para um público infinitamente mais amplo. No fim membros da LOP de todos os lugares do Brasil puderam testemunhar os jogos dos cariocas anos antes do próprio jogo permitir isso.

HOJE
Cinco anos e duas gerações de games Pokemon depois, a LOP-BR continua firme e forte, promovendo competições online e em eventos. Publicarei aqui o endereço que conheço (da Lop-RJ). Se você for de outro estado descubra lá o contato da LOP mais próxima para saber locais e datas:
http://loprj.com/

Youtube
Meu canal do Youtube até hoje contém apenas os 111 vídeos de batalhas Pokemon. Até tenho planos de usá-lo novamente, talvez até em conjunto com o blog, mas deixo esses planos para quando o tempo for mais abundante. Fica o link como referência a quem interessar possa:
http://www.youtube.com/user/DariganX